Burg, Talvez Ancient Burg
Burg, Talvez Ancient Burg

http://www.astrobin.com/full/278307/0/?nc=user

Burg, talvez Ancient Burg?
Olhando essa foto com um angulo de iluminação tão baixo não pude deixar de lembrar de Ancient Newton.
Quem conhece Ancient Newton?
Uma enorme cratera fantasma situada logo abaixo de Platão?
Pois bem, apesar de pouco considerada ela é conhecida a bastante tempo como uma fantasma clássica em que sobraram apenas vestígios de suas paredes na forma de Mons Pico e Montes Teneriffe.
Pois bem, olhe então essa foto com calma, veja o grande aro em torno de Burg! Qual a sensação que você tem?
Uau! Agora você pensou como eu?
Não parece existir ali também uma velha cratera soterrada.
Cratera essa que deve ter tido seu piso completamente preenchido por lava formando o Lacus Mortis e que mais tarde ao sofrer o impacto que originou Burg trouxe modificações ainda mais profundas.
Até as fraturas no chão em forma de Rimae parecem lembrar que ali existiu uma cratera de piso fraturado que foi intensamente deformado pelo impacto causado por Burg.
Sim meu amigo, da próxima vez que você olhar a Lua deve fazer isso com um senso crítico bastante pronunciado, muitas coisas devem ser apenas fruto de nossa imaginação mas quem pode ter certeza....
Texto: Avani Soares


Achei uma breve referência no livro "Exploring the Moon" Through Binoculars and Small Telescopes, Ernest H. Cherrington, Jr.

Meu grande amigo Charles Wood disse ter certeza que ela "deve" estar descrita em "The Moon Modern" mas não existe um nome oficial, sugeriu chamar "Lacus Mortis Crater" eu ainda preferia chamar "Ancient Burg Crater".

topo