Catena Davy e Catena Muller
Catena Davy e Catena Muller

http://www.astrobin.com/full/134031/0/

Catena Davy, sim. Catena Muller, talvez!
Tempos atrás eu já postei uma foto com comentários no Astrobin (http://www.astrobin.com/57641/) em que fazia suspeitas de que o alinhamento de crateras próximo a Muller poderia ser uma Catena.
Vendo esta nova foto feita a poucos dias atrás em que as duas estão presentes (Davy e Muller) esta sensação se torna ainda mais forte.
Mesmo assim me reservo o direito da dúvida principalmente devido ao diâmetro das crateras que parecem formar Muller, são muito grandes para que a gente possa imaginar um bloco de pedra deste tamanho rebatendo ou mesmo uma sucessão de blocos depois que o objeto inicial tenha se fragmentado.
Catena, catenae (Cadeia de Crateras) -
Denominação adotada pela U.A.I. para designar uma cadeia de crateras da superfície da Lua ou de um planeta. Elas são resultantes do material de rebote e ejeta do impacto que formou a cratera principal. A cadeia de crateras Davy é uma das mais espetaculares cadeias de crateras na Lua, se estende por cerca de 50 km de
distancia da borda da antiga cratera Davy Y.
Outras cadeias de crateras são: Catena Abulfeda; Catena Humboldt; Catena Krafft; Catena Littrow; Catena Sylvester; Catena Taruntius; Catena Timocharis.
Para quem quiser se aprofundar uma pouco mais no assunto sugiro esta interessante leitura sobre Catena Davy.
Fonte: LROC/Quick Map - Guia de Observação Lunar/Rosely Gregio
Adaptação: Avani Avaní Soares

topo