Gassendi
Gassendi

Quadrante 8

http://www.astrobin.com/full/185133/0/]

Gassendi - Pista sobre a História térmica do Mare Humorum
Gassendi é uma cratera de impacto localizado no lado mais próximo da Lua, no extremo norte do Mare Humorum. As colinas quase no centro do piso são o pico central da cratera, com uma altura de cerca de 1,2 km. A cratera na borda norte da muralha é chamada de 'Gassendi A'.

Gassendi é um sítio cientificamente interessante porque oferece as sondas lunares a possibilidade de amostragem antigas de rochas das montanhas (no pico central da cratera), bem como proporcionar as idades, tanto para a bacia de impacto Humorum como da própria cratera Gassendi. No entanto, porque o terreno fora da cratera é bastante duro, a tripulação da Apollo 17 não desembarcou nesta região, pois seria muito difícil chegar aos picos centrais de Gassendi para amostragem.

A idade da cratera Gassendi é estimada em cerca de 3,6 mil milhões de anos (com um erro de mais ou menos 700 milhões ano).

Quando observada através de análise espectroscópica, a cratera Gassendi apresenta um "comportamento" muito diferente de qualquer outra cratera lunar (Mikhail 1979). Estudos de alta resolução realizados à luz de infravermelho próximo (Chevrel e Pinet 1990, 1992) indicou a presença de material vulcânico extrusivo (que é material vulcânico que flui para fora da superfície e, em seguida cristalizando) limitada à parte sul do andar de Gassendi, que é adjacente à égua Humorum.

A interpretação desses dados sugerem que a parte central da cratera, incluindo o complexo de pico, podem ter uma natureza mais 'mafic' (que é uma composição de rochas provenientes da solidificação do magma que é rico em silicatos de ferro e magnésio, tais como olivina e piroxênio), com um componente de piroxênio maior do que em planaltos vizinhos.

A interpretação dos dados também sugeriram que um grande vulcanismo extrusivo pode ter ocorrido dentro da porção oriental do chão, como também indicado pela presença significativa de piroxênio, que corresponde a características vulcânicas visíveis. A parte ocidental do chão da cratera, longe da continuação geométrico da borda oeste do Mare Humorum, é composto de material highlands-ricos.

A diferença entre o lado ocidental e oriental de Gassendi com chão intensamente fraturado pode estar fortemente ligada à história térmica precoce do Mare Humorum.

A cratera com 110 Km tem o nome de Pierre Gassendi (1592-1655), filósofo francês, cientista e matemático. Em 1631, Gassendi se tornou a primeira pessoa para observar o trânsito de um planeta do outro lado da Sun, vendo o trânsito de Mercúrio que Kepler tinha predito.
ESA - European Space Agency
Adaptação: Avani Soares

topo