Limbo Sudoeste
Limbo Sudoeste

http://www.astrobin.com/full/157400/0/

Lua, Limbo Sudoeste!
Várias são as formações notáveis no limbo sudoeste mas eu gostaria de chamar atenção em especial para 3 crateras, são elas Schickard, Wargentin e Schiller.

São representantes notáveis de 3 classes completamente diferentes de crateras e merecem ser melhor descritas.
Schickard é uma cratera de tamanho respeitável com seus 233 Km de diâmetro, mas o que realmente a destaca são os dois notáveis depósitos pyroclasticos situados a norte e sul, estes depósitos podem ser facilmente visíveis na foto como manchas mais escuras e para quem ainda não sabe, depósitos pyroclasticos são originados do derramamento de magma a partir de erupções que ocoreram no tempo que a Lua ainda tinha grande atividade vulcânica.
Wargentin é uma cratera especial, é uma das poucas em que o piso parece ser mais alto que o terreno circundante, isto se percebe sobremaneira no seu lado oeste, muitos a comparam a uma moeda e não a uma cratera tradicional. Uma das explicações possíveis é que o magma aflorou no seu piso num volume tão elevado que chegou transbordar pela borda oeste.
Schiller é de outra classe de cratera muita rara! De imediato se percebe seu formato alongado, completamente diferente das crateras tradicionalmente circulares. Não confundir Schiller com as crateras situadas nas bordas que parecem ser alongadas por efeito de perspectiva.  A explicação mais aceita é que o bólido que lhe deu origem tocou o solo em um angulo muito baixo praticamente rasgando a superfície ao invés de apenas perfurá-la.
Que esta foto sirva para auxiliar os colegas na observação de determinadas regiões  lunares e fiquem certos que com uma simples abertura de 150mm vocês poderão observar com grande nitidez todas as formações aqui presentes.

Texto: Avani Soares

topo