Mural Maio, 7-2015
Mural Maio, 7-2015

http://www.astrophotogallery.org/showfull.php?photo=13330

Uma noite Proveitosa!
Depois de ver o resultado das únicas 9 fotos que fiz nesta noite decidi pela confecção deste mural ao invés de publicar cada foto separadamente pois achei incrível todas terem saído com uma qualidade aceitável.
Cada foto mede aproximadamente 1000 X 750 pixel e o mural no conjunto tem exatos 2992 X 2280 pixel sendo bastante interessante de observar na resolução integral.
Todas as fotos foram feitas na noite de 7 de maio de 2015 entre às 04:33 e às 04:53 TU usando um C14 Edge com uma camera QHY 5L II colorida e filtro IR 742.

Foto 1: Polo Sul lunar com destaque a cratera Moretus em primeiro plano e um texto interessante sobre esta região pode ser encontrado no seguinte link: http://astroavani.no.comunidades.net/index.php…

Foto 2: Uma visão magnífica da região a volta de Aristoteles e Eudoxus

Foto 3: Theophilus e Cyrillus duas das crateras lunares mais conhecidas e fotografadas.

Foto 4: Piccolomini e Neander, mas o que realmente chama atenção nesta foto é a falha situada a direita de Neander que corta uma possível antiga cratera. Esta Falha conhecida por Falha Neander foi fotografada de forma magistral por Wes Higgins e pode ser vista aqui:http://higginsandsons.com/…/Pict…/Neander-Fault-10-29-07.htm. Para aqueles que se interessam por informações mais detalhadas recomendo este link: http://lpod.wikispaces.com/April+5%2C+2013

Foto 5:Capella, Gutenberg e Goclenius. O conjunto de Rilles que corta a região ao norte de Gutenberg e Goclenius é uma visão extraordinária para os amantes da topografia lunar a isto soma-se o Vallis Capella que parece dividir ao meio a referida cratera.

Foto 6: Posidonius é uma cratera marcante devido ao seu chão fraturado, as crateras de chão fraturado são subdivididas em diversos tipos e um texto explicativo pode ser encontrado aqui:https://tellescopio.com.br/crateras-de-chao-fraturado
Já algumas informações interessantes sobre a própria Posidonius podemos ler aqui: http://astroavani.no.comunidades.net/index.php…

Foto 7: Cauchy e suas estupendas Rima e Rupes. Esta é também uma região riquíssima em Domes, e o principal deles que se chama Dome Cauchy Omega pode ser visto com perfeição na foto incluindo o orifício por onde escorreu o magma que lhe deu origem. Para quem quiser conhecer mais sobre esta região sugiro a segunte leitura:http://astroavani.no.comunidades.net/index.php…

Foto 8: Atlas e Hercules, crateras conhecidíssimas da região nordeste lunar.

Foto 9: Jansen e Rimae Jansen.

Adaptação e texto: Avani Soares

topo