Qual telescópio Escolher
Qual telescópio Escolher

10 Passos para a compra de um bom telescópio

É muito comum ao comprar o primeiro telescópio não saber exatamente o que queremos. Isto se deve geralmente ao desconhecimento que muitos tem sobre os tipos e caracteristicas dos mais diversos instrumentos. Só para dar uma idéia do que geralmente acontece vamos seguir o diálogo abaixo entre um leigo e um astronomo amador:

 

- Vou no centro amanhã comprar um telescopio! Juntei R$1.000,00 e vou ver o que consigo!

- Calma! Você já sabe o tipo que quer? A montagem mais adequada para o seu caso? Vai usar aonde? Quer ver o que? Sabia que tem lojas especializadas em astronomia aqui no Brasil.

- Telescópio tem tipo? O que é montagem? Vou usar no apartamento e as vezes no sítio. Quero ver de tudo. Estas lojas entregam amanhã?

 

Em primeiro lugar eu digo que a pressa é inimiga da perfeição, para fazer-mos uma escolha correta devemos seguir os seguintes passos:

1. Aprenda sobre os tipos de telescópio que existem, cada um pode ser mais adequado a uma determinada fnalidade. Aquele que pode ser bom para um pode não ser para outro. Vai depender muito de vários fatores tais como; local de observação, portabilidade, peso, tamanho, o que se quer ver....

2. As montagens assim como os telescópios também tem muitas variações e algumas servem melhor para certas coisas que outras, algumas são mais práticas, outras mais sofisticadas...

3. Os telescópios sózinhos pouco valor tem, devemos nos preocupar com os acessórios que os acompanham, se tivermos interesse em fazer astronomia amadora isto pode vir a ser mais importante que o próprio instrumento em si.

Abaixo seguem 2 links que visam esclarecer os assuntos colocados acima:

http://www.ccvalg.pt/astronomia/publicacoes/comprando_telescopio.htm

http://www.sigmasociety.com/como_escolher_um_bom_telescopio.pdf

4. Quem quer um telescópio para para se divertir e usar esporádicamente pode comprar um mais simples e não precisa gastar muito.

5. Já quem quer se dedicar a astronomia amadora deve investir em um telescópio de melhor qualidade e estar disposto a gastar um pouco mais, isto se explica porque um telescópio mais simples logo atingirá o seu limite e o astronomo amador  acabará pensando em comprar um mais sofisticado e verá que o investimento que ele fez no mais simples poderia ter sido usado para dar entrada ou juntado para comprar um melhor.

6. Antes de comprar um telescópio é muito importante se ter algum conhecimento do céu. De pouco servirá termos um bom instrumento se não souber-mos para onde apontá-lo, vai servir só para ver a lua, nem os planetas vamos saber achar. Por isto é importante comprar-se atlas, baixar programas que auxiliem na localização das constelações e objetos de interesse.

Nesta fase de início um bom binóculo pode servir mais que um telescópio porque tem um campo de visão maior, boa capacidade de coletar luz e não apresenta as imagens invertidas.

No link abaixo podemos ter uma idéia do que é ser astronômo amador:

http://www.portaldoastronomo.org/tema.php?id=34

7. Compre de lojas especializadas (não há muitas), que entendam do assunto, que lhe deem garantia de troca ou conserto em caso de defeito e esclareçam todas as suas dúvidas

. Quase 100% dos telescópios são importados e poucas empresas tem produtos em estoque e mão de obra para realizar estes consertos.

Ao lado tem uma seção com o titulo "vendedores de telescópios" onde tem o link de algumas empresas que eu recomendo comprar. Outras há mas temos que pesquisar e indagar bastante.

8. Também vale a pena comprar de alguns ATM (construtores de telescópios amadores), muitos apresentam uma qualidade tão boa ou superior aqueles feitos pelas própria indústrias. Também devemos nos informar bem antes de comprar.

9. Leia ou participe de algum fórum de astronomia, lá você vai encontrar muita informação útil, amigos dipostos a ajudar e gente que poderá orientar você em muitos assuntos em que tiver dúvidas.

Eu participo muito do seguinte fórum:

http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum/index.php?sid=43e6ba969930663d6c0f3ea8841d7fe5

 

10. Enfim respondendo a pergunta:

-Então, qual o telescópio que eu devo comprar?

-Não sei, vai depender das muitas variáveis que vimos acima. Cada caso é um caso, mas eu e meus amigos estamos dispostos a lhe orientar no que for possível para que você faça a compra mais adequada. Basta para isto usar a seção "Faça sua Pergunta" que faremos o possível para auxiliá-lo dentro das nossas limitações.

 

topo