Reviews GSO 12" Newtoniano
Reviews GSO 12" Newtoniano

Oi Pessoal abri este tópico porque muitos me pediram para fazer uma análise do tele em questão já que não existe muita informação específica sobre ele. Adimito que ainda é meio cedo para uma análise mais completa mas vou procurar ir atualizando o tópico conforme for usando o instrumento.
Vou procurar listar todas as características deste telescópio e fazer breves comentários sobre cada uma delas.

Fabricante: GSO, mas não vem logotipo algum indicando o fabricante, acho que isto é devido ao fato que diversas marcas estão comercializando exatamente o mesmo produto e colocando a sua marca.

Preço: R$ 2.990,00 comprado no Armazém do Telescópio e retirado pessoalmente.

Cor: Tubo branco esmaltado e montagem preta.

Primário: 304,8mm de diametro, feito de vidro óptico BK7, 30mm de espessura, com marca no centro para colimação, repousa sobre 9 pontos flutuantes em uma célula aberta para melhor ventilação. Colimação é feita por 3 parafusos grandes pretos de uso manual facilmente ajustáveis e por 3 parafusos grandes brancos que servem como trava também de ajuste manual e muito práticos.

Secundário: 70mm de diâmetro no eixo menor causando uma obstrução de 5,26% da área e 22,95% do diametro do primário, feito de vidro BK7, facilmente ajustável através de chave philips. Aranha de 4 pernas com palhetas muito finas em torno de 0,75mm.

Distância Focal: 1520mm

Montagem: Dobsoniana em MDP pesando 17 Kg. Movimento de azimute feito através de rolamentos, muito suave e com ajuste de tensão. Movimento de altitude feito através de pinos de aço que passam por dentro de buchas usinadas em aço com ajuste de tensão e também muito suave. Ao se soltar o tubo após o movimento a montagem para de oscilar em menos de 3 seg. com aumento em torno de 120X. Acompanha uma chave Allen para montagem da base e aperto dos parafusos que regulam o centro de gravidade do tubo. O centro de gravidade é facilmente ajustável devido a presença de uma fenda controlada por estes 2 parafusos.

Focalizador: Crayford 2" com ajuste fino por micro redução 10:1 de curso não muito longo para o interior para evitar sombreamento no espelho primário. Inclusive para usar com barlow fui obrigado a aproximar o primário do secundário para tirar o foco mais para fora.

Oculares: acompanha uma Super Views 2" 30mm e uma S. Ploss 1,25" 9mm. Troquei a 9mm por uma Ploss 20mm e adquiri uma Orto da Kokusai de 12,5mm mais uma barlow de tripleto 2,5X. Estas oculares e a barlow me permitiram os seguintes aumentos; 50,6X - 76X - 121,6X - 190X - 304X e diferentes campos angulares. Todas oculares apresentaram uma ótima definição de imagem com este GSO, comprei 3 marcas diferentes justamente para testar o desempenho de cada uma delas e posso dizer que estou gostando de todas desde que se use cada uma para determinado tipo de visualização, espero testá-las melhor com o tempo e colocar aqui a minha opinião. Notem que em todas as oculares procurei priorizar o Eyerelief para a observação ficar mais confortável. Adquiri um filtro lunar 18% que se mostrou insuficiente para usar com a lua cheia devido a grande abertura, estou esperando a chegada de um polarizador variável da Antares para ver como fica.

OTA : pesa 21 Kg é feito de alumínio laminado, tem comprimento de 1440mm e diametro interno de 355mm. Nas bordas o acabamento é feito por um anel de aço esmaltado muito caprichado.

Ventoinha: alimentada por corrente de 12V, muito silenciosa e não transmite vibração ao OTA.

Buscadora: acromática, 9X50, de boa nitidez e acabamento.

CONCLUSÕES PRELIMINARES
Prós: O porte deste GSO impressiona de saída. O acabamento foi muito bem feito tanto do OTA como da montagem, nota-se que a fábrica caprichou nos detalhes e acessórios. A GSO anuncia um erro de 12/01 de onda para o primário, não sei se é verdade mas duplos testes de Ronchi feitos na Austrália comprovaram a qualidade da óptica segundo alguns autores.
Pude perceber que as imagens de Saturno estavam muito boas, mesmo com o primário não estando totalmente aclimatado e o tempo não sendo muito favorável.
Onde se percebe muito bem o valor deste GSO 12" é nos aglomerados abertos e globulares que se apresentam com uma nitidez e colorido impressionante. Omega Centauro se resolve facilmente em estrelas individuais e a Caixa de Jóias no Cruzeiro me deixou de boca aberta.
Com o tempo pretendo fazer uma análise melhor da parte óptica e das observações e ir postando aqui.
Contras: dependendo de quem for comprar e do espaço disponível, ele pode se tornar um pouco pesado e volumoso para ser transportado de um lugar para outro. Eu já estava preparado para isto, mas não o aconselharia para as senguintes condições:
- usar em apartamento,
- usar por mulheres,
- usar por idosos,
- usar por menores de 13 ou 14 anos.
Se tiver alguém para ajudar as 3 últimas restrições deixam de valer. Mas para usar em apartamento acho realmente que se torna bem difícil.
O ideal seria ter um local fixo para ele (observatório) que é o que eu pretendo fazer nos próximos meses, e eventualmente transportá-lo para locais com pouca PL para aproveitar todo o seu potencial. Dependendo do carro que se possui ele não poderá ser transportado devido ao comprimento. Pretendo para o futuro fazer uma melhor análise da influencia da PL no local onde moro sobre este GSO.

CONCLUSÃO FINAL.
A GSO está produzindo um ótimo telescópio, de grande abertura e boa qualidade para a comunidade astronômica amadora por um preço bastante acessível. Quem tiver local fixo com não muita PL, puder colocá-lo numa montagem EQ6 e equipá-lo com acessórios de boa qualidade terá um instrumento quase a nível profissional.
O Leandro do Armazém está de Parabéns pela acessoria prestada e por colocar ao nosso dispor um instrumento deste porte por um preço justo.

Avani.

Abaixo segue o Link para o Manual de intruções do GSO.

 

http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/manuais/PremiumDobGSO.pdf

 

Outro Link onde está sendo atualizado constantemente no cosmofórum o debate e reviews sobre este telescópio.

 

http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum/viewtopic.php?f=34&t=7879

topo