Rimae Hippalus
Rimae Hippalus

http://www.astrobin.com/full/225777/0/

Rimae Hippalus
Rilles concêntricos são os maiores e mais impressionante da lua. O melhor exemplo é Rimae Hippalus formando um arco em torno do lado oriental do Mare Humorum. Ao Nordeste e acima de Hippalus acontece uma coisa estranha, existem algumas rimae em arco côncavo para o leste. A mais notável é chamada Rima Agatharchides, mas é realmente uma parte de Rimae Hippalus e família?
Rimae Hippalus são rilles curvos, falhas causadas por tensão na crosta. Alguns canais sinuosos são creditados ter se formado pelo movimento rápido do fluxo de lava, como também muitas vezes se originam a partir do colapso de respiradouros vulcânicos. Eu acredito firmemente que no caso de Hippalus, a tensão na crosta devido ao impacto de um corpo colossal que formou o Mare Humorum, é o verdadeito responsável por este conjunto de rilles.
Você se lembra dos segmentos de Rilles em frente as montanhas dos Apeninos?
Eles são vistos aqui (http://www.astrobin.com/full/224164/0/?real=&mod=) e na verdade, podem ter sido extremamente parecidos com os Riiles de Hippalus antes da inundação por lavas que apagou muitas marcas. Sabe-se que o Imbrium também foi formado por um impacto colossal.
Na verdade, isso aponta uma diferença em relação a esses rilles circunferenciais, Hippalus no lado leste da Bacia do Humorum e, Rimae Fresnel e Rima Bradley a leste do Imbrium. Os rilles circunferenciais da Bacia Imbrium, cortaram detritos que desceram da borda erguida da bacia, mas as lavas dos mares cobriram os rilles, de modo que algum vulcanismo deve ter ocorrido após o afundamento da bacia. No Humorum, a principal bacia de afundamento, deve ter ocorrido depois que as lavas próximas sedimentaram e endureceram. Enquanto aqui, no lado leste do Humorum, o fraturamento criou 3 ou 4 rilles distribuídos por uma distância horizontal de cerca de 50 km, no Imbrium a distância é de 10-20 Km, e apenas 1 ou 2 rilles são vistos.

Texto parcial: Charles Wood/LPOD - Avani Soares
Adaptação: Avani Soares

topo