Rupes Toscanelli
Rupes Toscanelli

Quadrante 4

http://www.astrobin.com/full/204758/0

Você certamente já ouviu falar de Rupes Recta situada ao leste do Mare Nubium (http://astroavani.no.comunidades.net/rupes-recta).
Provavelmente também tenha lido ou visto algo sobre Rupes Cauchy ao leste do Mare Tranquillitatis (http://astroavani.no.comunidades.net/cauchy).
Ambos são escarpas notáveis situados no nosso satélite natural e Rupes Recta por sinal é o desafio lunar do mês no grupo Amateur Astronomy Selenogy Project.
Mas você já ouviu falar de Rups Toscanelli?
Já viu alguma foto desta escarpa?
Na foto abaixo eu tive a felicidade de captar Ruspes Toscanelli com o Sol em angulo extremamente baixo o que evidencia sobremaneira a sombra lançada a oeste pelo paredão.
Rupes Recta e Rupes Cauchy estão situados em regiões de poucas formações notáveis, o que faz com que se destaquem bastante na paisagem ao redor.
Já Rupes Toscanelli não teve a mesma sorte pois na região que ele se localiza outras formações notáveis distraem a atenção do observador, entre elas podemos citar: Plateau Aristarchus, Vallis Schroter e as próprias crateras Aristarchus e Heredotus
Rupes Toscanelli é uma escarpa que se estende por 70 Km no sentido norte-sul partindo da cratera Toscanelli e indo até a cratera Aristarchus B.
Não encontrei informações sobre a altura em relação aos terrenos circundantes mas utilizando a ferramenta Line Tool disponibilizada pelo Quick Map e traçando diversos perfis descobri que a escarpa é mais baixa no lado norte tendo uma altura média de 200m em relação ao terreno a oeste. Já ao sul é bem mais elevada atingindo cerca 350-380m em relação ao terreno a oeste.
E aquele amontoados de Rimae situadas próximo ao centro?
Ahh, estamos falando agora de Rimae Aristarchus e Rimae Prinz, bem... elas são apenas um brinde numa foto interessante!
Adaptação e texto: Avani Soares

topo