Seria esta mais uma cratera Fantasma
Seria esta mais uma cratera Fantasma

Quadrante 4

http://www.astrobin.com/full/202014/0/

Seria esta mais uma cratera Fantasma?
Tempos atrás analisando a região próxima a Plateau Aristarchus deparei com aquilo que parecia ser uma nova cratera fantasma (círculo pontilhado), foram cerca de dois anos para confirmar sua existência.
Aqueles que tem interesse no texto completo podem acessá-lo aqui:
http://astroavani.no.comunidades.net/relatando-a-descoberta…
A poucos dias atrás observando a mesma região, outra depressão menor e proporcionalmente mais profunda chamou minha atenção (circulo menor).
Embora observe esta região com frequencia nunca havia percebido a sua forma perfeitamente circular como também nunca antes havia observado este local com o Sol em ângulo tão baixo, vejam que a sombra está praticamente tocando Wolaston D que fica na borda da cratera fantasma anteriormente descoberta por mim.
Conversando com meu amigo Rafael Compassi tratamos de consultar o Quick Map e traçamos um perfil altimétrico que demonstrou ter esta depressão cerca de 10-12 Km de diâmetro e uma profundidade em torno de 150m.
Pela experiência obtida anteriormente posso afirmar que este seria um sério candidato a uma nova cratera fantasma, pois se enquadra nos padrões requeridos além do fato que, certa vez conversando com o Dr. Anthony Cook pesquisador da BAA (http://www.baalunarsection.org.uk/) ele foi categórico em afirmar que esta região próxima a Plateau Aristarchus provavelmente sofreu um grande derrame de lava em eras passadas soterrando assim um elevado número de antigas crateras que hoje podem ser vista apenas tenuamente como uma leve depressão no relevo lunar.
Em anexo foto com perfil altimétrico elaborada a partir do Quick Map.
Obs: A seta indica inúmeras crateras aglomeradas que nem ouso afirmar parecer terem sido formadas a partir de fragmentos de um mesmo bólido que se despedaçou antes de colidir com a Lua.

Adaptação e texto: Avani Soares.

 

topo