Super Lua
Super Lua

 

 

Apesar do frio beirando os 7ºC, do Jato Polar Norte sobre meu observatório não resisti sem fazer este mosaico da Super Lua.
Foram 18 filmes de 40 seg de duração, taxa de 30 FPS, o que gerou cerca de 1200 frames por filme. De cada filme foi selecionado apenas os 20% melhores frames para empilhar no AS!2. Pós-processamento apenas no Photofiltre e Irfan com montagem do mosaico usando o Imerge. O tamanho original deste mosaico era 4489 X 4048, porém como gerou um arquivo muito grande para postar na internet eu optei por reduzi-lo para 3000 X 2705 e mesmo assim fui obrigado a converter de PNG para JPG.
Embora extremamente trabalhosa a técnica do mosaico permite se obter uma resolução muito boa o que compensa largamente o tempo empregado.
Apesar de ser ainda um iniciante nesta forma de arte gostei do resultado alcançado pois muitos detalhes que eu não esperava ficaram perfeitamente visíveis, entre eles podemos citar Rima Hyginus, Vallis Schroter, Vallis Alpes e até algumas crateras no piso de Platão que realmente me surpreenderam agradavelmente. O polo Sul é perfeitamente visível com um número muito grande de carteras perfeitamente definidas. O senão fica por conta da minha falta de cuidado na hora da captura que ocasionou aquele pequeno cantinho faltando para que ficasse 100% completo, como eu não gosto de apelar para o Photoshop preferi deixar assim.
Desta vez nem o AstroBin nem o Astrophotogallery suportaram o tamanho original da foto mesmo assim para quem quiser ver em maior tamanho segue o link em tamanho bem mais modesto de 1920 X 1731
http://www.astrophotogallery.org/showfull.php?photo=11525

GSO 12" + QHY 5L + Filtro Astronomik L

topo