Reviews Maktusov 150mm
Reviews Maktusov 150mm

Modelo;Maksutov Cassegrain versão Gregory, ou seja, o secundário é uma região espelhada no centro da face traseira do Menisco corretor.

Fabricante:Sky Watcher, mas a Orion vende exatamente o mesmo OTA, o que nos leva a entender que o fabricante verdadeiro é outro e que estas empresas apenas colocam o Logotipo. Talvez alguém saiba informar quem é o fabricante.

OTA: mede 38 cm de comprimento por 19 cm de diâmetro, pesa 7,5 KG sem acessórios e tem um anel de ferro esmaltado nas bordas bem caprichado.

Preço: R$ 1.750,00 (só o OTA), comprado no Armazém e retirado pessoalmente.

Cor:Tubo preto perolizado com a anel das bordas brancos de aparência
muito agradavel.

Primário: Não é indicado o diâmetro, já que neste tipo de telescópio o diâmetro que se leva em conta é o do menisco, que é feito de vidro Schott e mede 150mm de abertura livre, pelo que eu sei o primário deve ser um pouco maior.

Secundário: Mede 40mm de diametro o que gera uma obstrução de 26,66% do diametro do primário.

Distancia Focal: 1800mm

Focalizador: O foco se faz alterando a distancia do primário em relação ao secundário, tem um curso bastante longo que permite facilmente adaptar diversos acessórios.

Oculares: Acompanha uma ocular genérica de 28mm (ninguém sabe o que é!!) que parece uma Super Views mas de qualidade inferior com muita aberração nas bordas servindo só para quebrar o galho mesmo.

Diagonal: vem com uma de 2" mas comum, que não tem muito boa refletividade, talvez como disse o Ilídio "Eles quiseram dar uma chance para este Mak desempenhar em DSOs usando uma diagonal de 2" mas fizeram um serviço pela metade (de porco) não sendo ela diéletrica".

Buscadora: Acromática e acho que de 8X50 pois é igual a do GSO porém já percebi que as linhas da mira são de visualização bem mais fáceis, os ajustes para centrar o alvo são mais precisos e o foco é melhor que a do GSO. Quando uso o GSO estou dando preferência para esta buscadora que achei bem melhor!

CONCLUSÕES PRELIMINARES
O que gostei:
É prático leve e compacto, de fácil manuseio e transporte, tem uma imagem das estrelas bem pontual, da Lua e planetas muito boa, desde que não se exagere no aumento. Para fazer fotografias é um tele muito prático pois devido ao seu pouco peso e tamanho pode se colocar vários acessórios que a montagem da bem conta do conjunto (eu uso uma EQ5), além do mais a qualidade das imagens nas fotos me surprendeu agradavelmente pois como estava acostumado com o GSO achei que ele seria muito inferior o que não ocorreu.
A colimação veio perfeita de fábrica e não notei qualquer deformação ao realizar o Star test, talvez por isto apesar da pouca abertura a imagem seja muito boa.
O que não gostei:
O sistema de focalização tem uma folga chata quando se vai para a frente e volta para trás.
Veio com um pouco de poeira no primário e na face interna do menisco, o que demonstra um pouco de desleixo da fábrica.
Não gostei do desempenho dele com barlow, pelo menos com a 2" ED da GSO, a imagem perde muita luz e qualidade, não valendo a pena usá-la com oculares de DF menor que 15mm.
Não gostei da diagonal, apesar de ser 2" transmite pouca luz, para observar objetos de forte brilho vai bem, mas para fotos e DSOs deixa muito a desejar. Estou fazendo as fotos sem usá-la.
Não gostei da ocular, é muito ruim!!
Não gostei dos parafusos de ajuste das oculares, são muito simples, sem aquele anel que da compressão em toda a volta da ocular.

RESUMÃO
Apesar de todos estes "não gostei", este telescópio é bem superior ao que eu esperava. Se nota que tem uma ótima parte óptica com um certo descuido e relaxamento na parte mecânica que é imcomprensível!! Mas dizem que isto é a marca registrada da Sky Watcher, não conseguem fazer um serviço completo tem que ser pela metade.
Vejam bem que estou colocando isto para evidenciar os pontos negativos que são aqueles que realmente devem ser levados em conta na hora da compra.
Apesar de todos os problemas apontados pode ser considerado um ótimo telescópio para a faixa de preço e os modelos com que ele concorre.
De minha parte não estou nem um pouco arrependido da compra, bem pelo contrário estou muito satisfeito, pois depois que comprei-o quase não uso o GSO que apesar de ter uma qualidade superior não tem a portabilidade e a facilidade de fazer astrofotografia que este me permite.

topo